top of page

Em torno de Lisboa tem várias vinícolas de alto padrão. Uma delas é a FELIX ROCHA que data de 1870. Num giro pela Europa o pres. da Abrajet Claret Guerra degustou os belos vinhos da Félix Rocha. TOP

Suely+Antonio Claret Guerra+Patrícia Azevedo, cônsul da Finlândia em Minas.


HISTÓRIA

O cultivo da vinha na região de Alenquer remonta à época dos Descobrimentos. Mais de 500 anos depois, a produção de vinho permanece indissociável das propriedades centenárias.


PROTEGIDO PELA NATUREZA

A Serra de Montejunto protege as nossas vinhas dos fortes ventos, garantindo uma temperatura ideal para o seu desenvolvimento.


Para os vinhos brancos, a distância do mar confere-lhes uma frescura ligeiramente salgada e a brisa da manhã seca o orvalho da noite. Para os vinhos tintos, estas condições permitem um bom amadurecimento e desenvolvimento das uvas.



INOVAÇÃO

Procuramos sempre introduzir inovação nos nossos vinhos, seja através da utilização das mais recentes tecnologias de vinificação, seja através da criação de novos vinhos, sem nos afastarmos da nossa identidade.


Quinta da Ribeira situa-se em Meca, no concelho medieval de Alenquer, e é hoje sede da Sociedade Agrícola Félix Rocha.



Esta sociedade iniciou a produção de vinho em meados do século XIX, pela força do entusiasmo do Sr. Félix Rocha, bisavô dos actuais gestores.


A quarta geração da família reconheceu, desde 1991, a necessidade de investimento contínuo na produção. Houve uma recuperação completa das vinhas e da adega.



8 VINÍCOLAS

Hoje em dia explora vários hectares de vinha, distribuídos entre a Quinta da Ribeira, Quinta do Casal do Mato, Quinta do Casal Novo, Quinta de São Cristovão, Quinta do Baracho, Quinta das Sete Pedras, Quinta da Amoreira e Quinta do Morais.


As vinhas estão plantadas em solos argilosos e calcários, em encostas suaves e íngremes com exposição solar a sul.



Nestas vinhas poderá encontrar castas nacionais como Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz (Aragonez), Fernão Pires, Arinto, Alvarinho e Moscatel, e castas internacionais como Merlot, Syrah, Petit Verdot, Alicante Bouschet, Caladoc, Petit Verdot, Cabernet. Sauvignon, Chardonnay e Sauvignon Blanc.


A variedade dos vinhos resulta da variedade de castas, ou seja, dos diferentes tipos de uva e da forma como são produzidas. Os nossos vinhos tintos são ricos, com aroma rico e boa estrutura, resultando num produto muito aromático e elegante!


Os vinhos brancos são frescos, com boa acidez e perfil mineral e cítrico. São vinhos muito versáteis, com excelente estrutura e equilíbrio.


Todos os vinhos apresentam grande potencial de envelhecimento em garrafa. Temos uma preocupação geral com o meio ambiente por isso trabalhamos num sistema de proteção integrada.


A adega da Sociedade Agrícola Félix Rocha passou por uma grande remodelação tecnológica no ano de 2003.


Para além da modernização total dos equipamentos de vinificação, foi também actualizado o processo de colheita de uva, possibilitando a colheita parcialmente mecânica de uvas.


Dispomos, portanto, das melhores condições para a elaboração de vinhos de elevada qualidade, tanto no processo de vinificação como no processo de envelhecimento, para o qual foi criada uma sala especial, permitindo o envelhecimento do vinho em barricas de carvalho.


Criar vinhos de qualidade excepcional que reflitam a riqueza e diversidade do terroir local, respeitando as tradições vitivinícolas da região.


Primamos sempre pela excelência em todas as fases do processo produtivo, desde a seleção das uvas até ao engarrafamento, de forma a proporcionar aos nossos clientes uma experiência sensorial única e memorável.



VISÃO

Ser reconhecido nacional e internacionalmente como produtor de referência em vinhos de qualidade e com autenticidade.

VALORES


A nossa aposta na qualidade, tradição e inovação, a paixão pela terra e o respeito pelo ambiente, bem como a ética e a responsabilidade social, fazem parte dos valores que partilhamos e que se refletem em cada garrafa do nosso vinho.



Comments


bottom of page