Os desembargadores Maurício Soares (novo presidente do TRE)
e Octavio Boccalini( vice) com presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos
Eleição do TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas elegeu, no dia 5, os novos presidente e vice do TRE/MG que serão os responsáveis pelas eleições gerais deste ano.
Foi eleito, como presidente, o desembargador e ex-presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Maurício Soares.
O vice e corregedor-geral será o desembargador Octávio Boccalini, para a gestão 2022/2023. Eles tomam posse no dia 15 de junho.
Unanimidade
A escolha se deu por unanimidade dos integrantes da Corte, durante votação na sede do Tribunal. Maurício Soares irá substituir o atual presidente, desembargador Marcos Lincoln.
Octávio Boccalini entrará no lugar de Maurício Soares, que é o atual vice.
Desfios pela frente
Após a eleição, Maurício Soares adiantou os principais desafios de sua gestão, como coordenador das próximas eleições.
“Temos três grandes desafios.
O primeiro é enfrentamento das fake News.
O segundo é a defesa da confiabilidade das urnas eletrônicas, e o terceiro serão as restrições que a pandemia ainda impõe diante de situações de aglomeração”, apontou o futuro presidente, anotando que a campanha eleitoral será uma das mais acirradas da história do país.
Perfil dos eleitos
1. Maurício Soares
O desembargador Maurício Torres Soares é natural de Caratinga (MG). Formou-se em Direito, pela PUC Minas, em 1986.
Foi assessor de juiz no Tribunal de Alçada de Minas Gerais, entre 1989 e 1992.
Foi procurador do município de Belo Horizonte, de janeiro a julho de 1993, e entrou para a magistratura no mesmo ano.
Como magistrado, atuou nas comarcas de Januária, Nova Serrana, Itambacuri, Abre Campo, Viçosa, Contagem e Belo Horizonte.
Tomou posse como desembargador do TJMG em setembro de 2015. Exerceu de 2021 a 2022 o cargo de vice-presidente do TRE-MG e Corregedor Regional Eleitoral.
Foi vice-presidente de Saúde e presidente da Amagis.
2. Octavio Boccalini
O desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini é graduado em Direito pela Universidade Católica de Direito de Santos/SP – Unisantos, em 1984.
Mestrando em Processo Civil pela PUC Minas. Foi juiz nas Comarcas de Silvianópolis, São Gonçalo do Sapucaí, Pouso Alegre, João Pinheiro, Espinosa, Monte Azul, Itajubá e Belo Horizonte.
Compõe também o Conselho da Magistratura do TJMG (biênio 2020/2022).
Atualmente, é superintendente de Gestão Predial do TJMG e diretor de Patrimônio da Amagis. Integra a Magistratura mineira há 30 anos, dos quais 12 anos também dedicados à Justiça Eleitoral.
Comments